Facelift & necklift: Volte atrás no tempo

Objetivo: Restaura uma aparência jovem removendo excesso de pele

Tempo de tratamento: 5 a 7 horas

Recuperação: 1-2 semanas

Com o passar dos anos, é natural que haja perda elasticidade dos tecidos, levando à flacidez da pele, rugas e queda das preciosas bolsas de gordura da face. 
Contudo é frequente sentirmo-nos mais jovens do que a imagem que vemos ao espelho.

O facelift é uma cirurgia incrível, que restaura uma aparência jovem e revitalizada, ao devolver os tecidos ao seu lugar, removendo excesso de pele e suavizando as rugas.

O facelift apresenta várias vantagens:

01. Melhora a flacidez da face e pescoço
02. Reduz as rugas finas
03. Sobe as maçãs do rosto
04. Suaviza os sulcos nasogenianos
05. Redefine a linha mandibular
06. Melhora o jowl

Assim, podemos dizer que é a cirurgia por excelência de rejuvenescimento da face e do pescoço

Como poderá saber se beneficiaria deste procedimento?

01. Coloque-se em frente ao espelho, com o rosto relaxado.
02. Posicione os dedos: polegar sob a mandíbula, indicador e médio na face.
03. Faça uma tracção suave, para trás e ligeiramente para cima

Reconheceu a sua face e pescoço de há 10, 15, 20 anos? Gostou do resultado?

Então beneficiará imenso de um facelift.

Muito frequentemente esta cirurgia é combinada com outras, a fim de rejuvenescer a face por completo e aprimorar o resultado, aproveitando o mesmo tempo cirúrgico e de recuperação.

São exemplos o browlift, a blefaroplastia superior e/ou inferior, para rejuvenescer a região periocular, o lip lift, para melhorar a estética labial, e o lipoenxerto da face, para devolver jovialidade em casos de perda de volume, com um aspecto esvaziado.

Dê o primeiro passo para se sentir melhor, com um plano feito para si e resultados naturais e duradouros.

O que Esperar do Tratamento

A cirurgia pode durar entre 5 a 7 horas, consoante a complexidade do caso e as áreas a tratar. Cada procedimento é personalizado, por isso o tempo pode variar de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa.

Anestesia geral, para maior segurança.

Em redor do pavilhão auricular, pela linha do cabelo (à frente e atrás do pavilhão auricular). Pode ser necessária uma incisão abaixo do queixo, de acordo com as necessidades estéticas do pescoço de cada paciente.

Através da manipulação dos tecidos profundos (SMAS), as estruturas da face e do pescoço são devolvidas à sua posição jovial, evitando a tensão na pele, garantindo resultados melhores, mais duradouros, e com cicatrizes menos visíveis.

Os pontos são retirados na primeira semana. É normal a ocorrência de equimoses, que desaparecem nos primeiros 15 dias, assim como o maior inchaço. É um pós-operatório relativamente indolor. Contudo terá uma sensação de tensão na face eno pescoço. Apesar de ser desconfortável, é um sinal de sucesso cirúrgico, que desaparecerá ao fim de uma a duas semanas.

A recuperação desta cirurgia pode parecer difícil nos primeiros dias, contudo os resultados são extremamente recompensadores e gratificantes.

Será atingido ao fim de 3-6 meses. As cicatrizes continuarão a melhorar para além deste período, tornando-se cada vez mais camufladas nas estruturas que as rodeiam.

O tempo continuará a passar, contudo continuará a ter uma aparência, pelo menos, 10 anos mais nova do que a real idade real. A estabilidade do resultado dependerá de quatro factores, três dos quais podem ser controlados por si: evicção tabágica, ausência de variações de peso e exposição solar/utilização de protector solar. O último factor, e único não modificável, é a sua carga genética.

Pacientes fumadores deverão realizar evicção tabágica pelo menos quatro semanas antes da cirurgia e duas semanas após a cirurgia. Hábitos tabágicos reduzem o aporte de sangue à pele e às zonas de cicatrização, podendo causar atrasos de cicatrização e outras complicações. Pacientes hipertensos têm maior risco de hematomas após a cirurgia, pelo que deverão ter a tensão arterial controlada.

Perguntas Frequentes

Todas as respostas, explicadas com cuidado para que se sinta sempre confiante.

É um receio que é frequentemente questionado na consulta. Esta cirurgia não é transformadora, é uma cirurgia de rejuvenescimento. Ou seja, irá manter a sua identidade visual, contudo com a aparência jovem que tinha no passado.

Em pacientes mais jovens, na casa dos 20 ou 30 anos, é possível fazer cirurgia isolada do pescoço. A solução pode passar por lipoaspiração ou por um necklift isolado, de acordo com o motivo anatómico que causa a insatisfação com o pescoço. Se o excesso de gordura superficial
for a razão, a lipoaspiração será suficiente. Se a causa for mais estrutural, envolvendo estruturas profundas, como os músculos, a gordura profunda ou as glândulas salivares, a solução mais eficaz é um necklift.

Em certos pacientes o motivo da insatisfação com o perfil pode ser um queixo retraído ou pequeno. Aqui a estratégia pode passar pela
colocação de um implante mentoniano (queixo) ou pelo avanço do queixo sem recurso a implante.

São o mesmo procedimento, apenas com nomes diferentes.